O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) possui uma grande demanda para atender milhares de brasileiros em todo o território nacional. Por isso, o Governo criou o SAA MTE GOV BR, um sistema para facilitar os atendimentos do MTE. Se você ficou interessado em saber como funciona o SAA MTE GOV BR é só continuar comigo que irei detalhar melhor a partir do próximo tópico.
Conteúdo do Artigo
SAA MTE GOV BR
Para facilitar e melhorar o atendimento tanto para os contribuintes quanto para os servidores públicos, o governo federal decidiu criar uma plataforma para otimizar os atendimentos da autarquia, e assim diminuir ou até mesmo evitar aquelas filas imensas que eram encontradas dentro e nos arredores dos postos de atendimento ao cidadão.
É sobre isso que eu quero abordar contigo neste post. O SAA MTE GOV BR é uma plataforma online que te permite realizar alguns serviços e acompanhar processos no Ministério do Trabalho a qualquer momento, através do seu computador ou smartphone.
O que é o SAA
É a sigla para “Sistema de Atendimento Agendado”. Trata-se de um portal criado pelo Ministério do Trabalho em que se pode realizar alguns dos serviços básicos como agendamentos.
Além de acompanhar determinados serviços realizados pelo Ministério do Trabalho o portal é bastante simples e fácil. Nele você encontra um formulário em que se deve informar a sua localidade, o tipo de atendimento necessário e o código de segurança apresentado na tela, para poder fazer o prosseguimento e solicitar o serviço que deseja.
Vale lembrar que em diversas cidades do país esse sistema já funciona plenamente, ou seja, nessas localidades qualquer modelo de agendamento dos serviços do Ministério do Trabalho precisa ser feito previamente pelo portal, e o comparecimento do trabalhador só deve ser feito presencialmente para a devida realização do serviço.
Agendamento Seguro Desemprego 2024
Caso você precise dar entrada no Seguro Desemprego deverá realizar o seguinte procedimento:
- Acesse o SAA diretamente por este link;
- Assim que a página carregar você deverá informar o seu estado, município, nome completo e digitar o código de segurança que o sistema apresentará na sua tela;
- Você deverá selecionar em “Tipo de Atendimento” a opção “Entrada no Seguro Desemprego;
- Concluído essa parte deverá clicar em “Prosseguir”
- Na nova página será apresentado todos os locais disponíveis para realizar o agendamento, cabe a você escolher o melhor dia e o horário para fazer o comparecimento pessoal.
Pode acontecer que ao final desse processo não surja nenhuma vaga. Caso isso ocorra contigo é só você fazer o seguinte: retorne ao portal mais cedo ao acesso que fez e no dia seguinte, pois as vagas são liberadas diariamente.
Para conseguir uma vaga com mais garantia poderá fazer o seguinte: Acesse o portal para agendar o serviço a partir da meia-noite, uma vez que as vagas geralmente são liberadas por volta desse horário e assim são preenchidas à medida que os interessados confirmam a sua escolha.
Parcelas do Seguro Desemprego
Após a realização do agendamento Seguro Desemprego e solicitação do benefício, muitas pessoas se perguntam quantas parcelas irão receber. No entanto, isso varia de acordo com as regras do programa. Entenda:
- Caso tenha trabalhado por 6 a 11 meses antes da demissão, receberá 3 parcelas;
- Caso tenha trabalhado por 12 a 23 meses antes da demissão, receberá 4 parcelas;
- Caso tenha trabalhado mais de 24 meses antes de sua demissão, receberá 5 parcelas do benefício.
Agendamento Carteira de Trabalho
Se você não possui a carteira de trabalho, mas deseja ter o seu documento para ingressar no mercado deverá fazer o agendamento prévio no portal do SAA MTE GOV BR. O procedimento é semelhante ao que eu te apresentei anteriormente sobre o Seguro Desemprego. Para realizar o agendamento Carteira de Trabalho, você deverá fazer o seguinte:
- Acesse o site do SAA através deste link;
- Em seguida, informe o seu estado e município;
- Em “Tipo de atendimento” selecione a opção “Emissão de carteira de trabalho brasileiro”. Em caso de pessoas estrangeiras é só selecionar a opção seguinte “Emissão de carteira de trabalho estrangeiro”;
- Feito isso é só digitar o código de segurança do sistema;
- Depois clique em “Prosseguir”;
- Escolha dentre as datas e horários disponíveis aquela que é melhor e mais confortável para o seu comparecimento pessoal.
Feito isso você deve aguardar a data para se apresentar pessoalmente ao posto de atendimento do Ministério do Trabalho.
Fique atualizado. Inscreva-se e receba agora nosso newsletter.