NIT 2022

O Número de Identificação do Trabalhador (que também é chamado de NIT) é uma espécie de código para identificar o trabalhador autônomo perante o INSS. O NIT 2022 permite que o trabalhador autônomo também possa contribuir com as cobranças do INSS, podendo ser assegurado com o auxílio acidente, o auxílio doença, e vários outros benefícios aos quais apenas os segurados do INSS com vínculo empregatício têm direito.

NIT 2022

NIT 2022

Saiba também Quem tem direito ao PIS 2022.

O que Ă© o NIT?

Muitos trabalhadores informais ou autônomos podem ficar com receio de trabalhar de forma autônoma por conta da incerteza caso precisem de algum auxílio por invalidez, doença, ou até mesmo quando forem solicitar a aposentadoria.

Entretanto, sendo autônomo também é possível contribuir com o INSS, não precisando de um vínculo empregatício com uma empresa para isso, assim permitindo que os trabalhadores autônomos e empregados domésticos também tenham acesso aos benefícios concedidos pelo INSS para os trabalhadores com carteira de trabalho registrada, e para poder contar com esses benefícios basta que o trabalhador tenha o seu NIT.

O NIS é como se fosse um número similar ao PIS 2022 (para os trabalhadores de empresas privadas) ou ao PASEP (para os trabalhadores de empresas públicas) para os trabalhadores que não têm vínculo empregatício formal e contratual. Caso o empregado autônomo venha a ser contratado posteriormente por uma empresa privada ou pública, o seu NIT passará a ser o mesmo número de seu PIS ou PASEP 2022.

Caso o contrário aconteça, e o empregado com vínculo empregatício em uma empresa privada ou pública comece a trabalhar de forma autônoma ou doméstica, o seu número do PIS passa a ser o número do seu NIT. Embora o NIT seja destinado para trabalhadores autônomos, também se enquadram nessa modalidade os empregados domésticos, os contribuintes individuais e entre outras modalidades similares.

Consulta NIT 2022

  • O NIT pode ser consultado no portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), para isso basta que o trabalhador:
  • Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, atravĂ©s do link: https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml;
  • Selecione a opção “CidadĂŁo” no canto superior esquerdo da tela;
  • Selecione a opção “Filiado”;
  • Preencha o formulário com os dados solicitados do trabalhador;
  • Selecione a opção “NĂŁo sou um Robô”.

A seguinte mensagem com o NIT do trabalhador aparecerá na tela “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu NĂşmero de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. NIT: (nĂşmero do NIT do trabalhador).

NĂşmero do NIT

O nĂşmero do NIT do trabalhador pode ser consultado de diversas formas, como:

  • AtravĂ©s do site CNIS (como foi mostrado no tĂłpico anterior);
  • Na carteira de trabalho, pois o nĂşmero do NIT Ă© o mesmo nĂşmero do NIS;
  • No extrato do FGTS, retirado em uma agĂŞncia da Caixa EconĂ´mica Federal;
  • No cartĂŁo cidadĂŁo, onde está localizado o NIS do trabalhador.

Caso o trabalhador não consiga consultar através de nenhuma dessas formas, ele pode recorrer à agência da Caixa Econômica Federal, portando seu documento de identificação e solicitando o auxílio de algum atendente da agência.

Leave a Reply