O NĂşmero de Identificação do Trabalhador (que tambĂ©m Ă© chamado de NIT) Ă© uma espĂ©cie de cĂłdigo para identificar o trabalhador autĂ´nomo perante o INSS. O NIT 2023 permite que o trabalhador autĂ´nomo tambĂ©m possa contribuir com as cobranças do INSS, podendo ser assegurado com o auxĂlio acidente, o auxĂlio doença, e vários outros benefĂcios aos quais apenas os segurados do INSS com vĂnculo empregatĂcio tĂŞm direito.

NIT 2023
Saiba também Quem tem direito ao PIS 2023.
Conteúdo do Artigo
O que Ă© o NIT?
Muitos trabalhadores informais ou autĂ´nomos podem ficar com receio de trabalhar de forma autĂ´noma por conta da incerteza caso precisem de algum auxĂlio por invalidez, doença, ou atĂ© mesmo quando forem solicitar a aposentadoria.
Entretanto, sendo autĂ´nomo tambĂ©m Ă© possĂvel contribuir com o INSS, nĂŁo precisando de um vĂnculo empregatĂcio com uma empresa para isso, assim permitindo que os trabalhadores autĂ´nomos e empregados domĂ©sticos tambĂ©m tenham acesso aos benefĂcios concedidos pelo INSS para os trabalhadores com carteira de trabalho registrada, e para poder contar com esses benefĂcios basta que o trabalhador tenha o seu NIT.
O NIS Ă© como se fosse um nĂşmero similar ao PIS 2023 (para os trabalhadores de empresas privadas) ou ao PASEP (para os trabalhadores de empresas pĂşblicas) para os trabalhadores que nĂŁo tĂŞm vĂnculo empregatĂcio formal e contratual. Caso o empregado autĂ´nomo venha a ser contratado posteriormente por uma empresa privada ou pĂşblica, o seu NIT passará a ser o mesmo nĂşmero de seu PIS ou PASEP 2023.
Caso o contrário aconteça, e o empregado com vĂnculo empregatĂcio em uma empresa privada ou pĂşblica comece a trabalhar de forma autĂ´noma ou domĂ©stica, o seu nĂşmero do PIS passa a ser o nĂşmero do seu NIT. Embora o NIT seja destinado para trabalhadores autĂ´nomos, tambĂ©m se enquadram nessa modalidade os empregados domĂ©sticos, os contribuintes individuais e entre outras modalidades similares.
Consulta NIT 2023
- O NIT pode ser consultado no portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), para isso basta que o trabalhador:
- Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, através do link: https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml;
- Selecione a opção “Cidadão” no canto superior esquerdo da tela;
- Selecione a opção “Filiado”;
- Preencha o formulário com os dados solicitados do trabalhador;
- Selecione a opção “Não sou um Robô”.
A seguinte mensagem com o NIT do trabalhador aparecerá na tela “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu NĂşmero de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. NIT: (nĂşmero do NIT do trabalhador).
NĂşmero do NIT
O nĂşmero do NIT do trabalhador pode ser consultado de diversas formas, como:
- Através do site CNIS (como foi mostrado no tópico anterior);
- Na carteira de trabalho, pois o nĂşmero do NIT Ă© o mesmo nĂşmero do NIS;
- No extrato do FGTS, retirado em uma agĂŞncia da Caixa EconĂ´mica Federal;
- No cartão cidadão, onde está localizado o NIS do trabalhador.
Caso o trabalhador nĂŁo consiga consultar atravĂ©s de nenhuma dessas formas, ele pode recorrer Ă agĂŞncia da Caixa EconĂ´mica Federal, portando seu documento de identificação e solicitando o auxĂlio de algum atendente da agĂŞncia.