A partir desse ano, já é possível agendar o Seguro Desemprego 2023, para evitar filas no atendimento dos postos do ministério do trabalho, e evitar que as pessoas se desloquem para os postos e não consigam ser atendidas. O agendamento Seguro Desemprego 2023 ainda não é obrigatório em todas as cidades, apenas nos municípios com maiores demandas de atendimento.
A seguir vamos ensinar como realizar o procedimento de agendar o seguro desemprego. Antes a conferência desse benefício tinha de ser encaminhada através da Caixa Econômica Federal, hoje esse procedimento é feito totalmente pela internet.

Agendamento Seguro Desemprego 2023
Conteúdo do Artigo
Como Fazer o Agendamento Seguro Desemprego 2023
Para agendar o seguro desemprego, é necessário acessar o portal do ministério do trabalho inicialmente. Através desse portal, você confere as cidades em que é necessário fazer o agendamento do seguro.
Link do portal: saaweb.mte.gov.br

Agendamento do Seguro Desemprego 2023
Procedimento para agendar o Seguro Desemprego 2023:
- Escolha inicialmente o Estado em que você mora para realizar o agendamento do benefício.
- Escolha em seguida a cidade em que você mora para ver se o agendamento está disponível. Caso a cidade em que você mora não esteja listada na aba “cidades”, não será necessário agendar o benefício, bastará comparecer ao um posto de atendimento do Ministério do Trabalho.
- Em seguida, escolha o posto de atendimento da sua cidade;
- O próximo passo é escolher o tipo de atendimento que você deseja realizar. Nesse caso, escolha a opção “agendamento seguro desemprego”.
- Caso essa opção não esteja listada na lista de procedimentos, então não será necessário realizar o agendamento.
- Nesse caso, basta comparecer ao posto de atendimento.
Vale lembrar que o agendamento evita transtornos nas agências de atendimento, pois evita filas e sobrecarregamento dos servidores públicos na hora de agendar o recebimento do benefício.
Caso você já tenha tentado agendar o benefício várias vezes, mas a agenda da sua cidade está sempre lotada, tente realizar o agendamento do Seguro Desemprego logo após a meia noite, pois é o horário em que é liberada sempre a nova data para agendamento.
Assim você consegue passar na frente da maioria das pessoas que tenta agendar o benefício na primeira hora da manhã.
Documentos necessários para agendar o seguro Desemprego
Se você se enquadra nas regras para receber o Auxílio Desemprego 2023, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento de Identidade e CPF
- Título de eleitor
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de residência
- Carta de demissão e homologação.
Quem pode dar entrada no Seguro Desemprego 2023
Uma vez que você tenha realizado o agendamento do Seguro Desemprego, e já tenha recebido confirmação do benefício, você pode consultar no portal do Cidadão Caixa o saldo e os valores do Seguro desemprego.
- Precisa ser demitido sem justa causa;
- Precisa ter cumprido o tempo mínimo de carteira assinado;
- Não pode ser sócio nem receber participação nos lucros ou dividendos de empresas
- Precisa ter, pelo menos, 16 meses de intervalo desde a última solicitação;
- Precisa pelo menos 15 meses de carteira assinada nos últimos 24 meses.
O Portal do cidadão é o mesmo site onde se realiza consulta do PIS e do Bolsa Família, e é possível verificar o saldo e ituação desses benefícios
Minha cidade não aparece na lista do agendamento, o que fazer?
Se sua cidade não estiver contemplada na lista do agendamento do seguro desemprego, significa que não é necessário agendar o procedimento na sua cidade, basta comparecer ao posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego mais próximo da sua casa para requer o seguro desemprego 2023 e ter acesso ao benefício.