Cadastro PIS 2022: Como se cadastrar no PIS

Uma coisa que deixa muitos jovens que estão prestes ingressar no mercado de trabalho é como realizar o Cadastro PIS 2022. Esse cadastro é necessário para qualquer cidadão que deseje fazer a sua carteira de trabalho e que deseje participar de programas sociais e trabalhistas como:

Cadastro PIS 2022

Cadastro PIS 2022

Se você já possui carteira de trabalho, fique tranquilo: você já possui um cadastro no PIS, basta consultar na sua CTPS pelo NIT ou NIS, que representa o número de cadastro no PIS. Se você não tiver carteira de trabalho nem tiver feito a inscrição no Programa de Integração Social, será necessário realizar o cadastro, por isso acompanhe a seguir e descubra como se cadastrar no PIS.


Porque preciso do Cadastro PIS?

O cadastro do NIT é um procedimento obrigatório para os cidadãos que vão fazer a carteira de trabalho, portanto, necessário para todas as pessoas que queiram ingressar em um emprego formal. Esse cadastro também é obrigatório para receber benefícios do Governo como a Aposentadoria, o bolsa Família, e ter acesso a garantias e benefícios do trabalhador como:


Cadastro PIS 2022 em Agências da Caixa

A maneira mais simples, rápida e direta de realizar a sua inscrição no PIS é através das agências da Caixa Econômica Federal. Solicite no atendimento do banco para realizar o seu cadastro no PIS, portando:

  • Documentos de identidade com foto
  • Número de CPF
  • Comprovante de residência.

O cadastro leva apenas alguns minutos e você já sai com o seu número cadastrado impresso em uma folha de papel. com o número do PIS em mãos, você poderá solicitar o agendamento da carteira de trabalho 2022.

Para fazer a CTPS, será necessário:

  • Documento de identidade com foto
  • Número do CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de estado civil (certidão de casamento, documento de divórcio, ou certidão de nascimento (caso solteiro)
Caixa Econômica Federal - nas agências é possível se cadastrar no PIS

Caixa Econômica Federal – nas agências é possível se cadastrar no PIS


Como se cadastrar no PIS pela internet

Existe outra maneira de realizar o cadastro do PIS, sem precisar sair de casa, que é o cadastro no programa pela internet. O cadastro é feito em poucos minutos e você já receberá o número do seu PIS 2022 para imprimir e apresentar ao comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho para fazer a sua CTPS.

Os dados necessários para cadastrar o PIS pela Internet são:

  • Nome;
  • Nome da mãe;
  • CPF;
  • Data de nascimento;

Para iniciar o seu cadastro, siga os passos informados abaixo:

  1. Clique no botão acima para acessar a página de Cadatro no PIS;
  2. Clique na opção “Cidadão”;
  3. no topo da tela clique no link “Inscrição” e em seguida em “Filiado“;
  4. Preencha seu número do Nome Completo, Nome da Mãe completo, Data de Nascimento e CPF;
  5. Resolva o desafio da imagem e clique em “Continuar”;
  6. Em seguida preencha o próximo formulário com todos os dados solicitados;
  7. Ao confirmar, você receberá o número do seu PIS, que será usado para realizar a sua carteira de trabalho, permitindo que você ingresse no mercado formal de trabalho e emprego.

O cadastro, tanto pelo site do INSS quanto pela Caixa Econômica Federal é totalmente gratuito, e feito em poucos minutos.