Como saber o número do PIS 2022?

Como saber o número do PIS 2022? – Ao contrário do RG ou do CPF é comum esquecer o número do PIS, primeiro porque pouco se utiliza e segundo porque são 11 dígitos. Esse número está presente em vários documentos do brasileiro, desde a CTPS até o cartão de saques do FGTS na Caixa.

Mas se você, que possui o direito de receber o PIS ou mesmo precisa informa-lo para algum tipo de cadastro e não consegue lembrar ou encontrar o número, saiba que existe “solução tecnológica” para recuperar o número do seu cadastro. E é isso que irei mostrar nos próximos parágrafos.

Como saber o número do PIS 2022

Como saber o número do PIS 2022

Como encontrar o número do PIS em documentos

Ainda é possível recorrer a documentos pessoais e encontrar o número do PIS. Os exemplos mais simples são:

Como saber o Número do PIS no Cartão Cidadão

O Número do PIS é o número impresso na face do cartão Cidadão Caia. Se você tem esse documento, basta usar o número impresso no cartão.

Número do PIS no cartão cidadão

Número do PIS no cartão cidadão

Número do PIS na Carteira de Trabalho

Na carteira de trabalho, o número do PIS está junto com os dados do trabalhador.

Número do PIS na carteira de trabalho

Número do PIS na carteira de trabalho

  • Nos modelos mais novos da carteira, é a primeira página da caderneta, junto com a foto do trabalhador.
  • Nos modelos mais antigos da carteira, o número está gravado nas últimas páginas do documento.

O número está identificado como PIS/PASEP, e tem 10 ou 11 dígitos.

Número do PIS por telefone

Caso você não tenha nenhum dos documentos acima a mão, é possível solicitar por telefone o seu número do PIS. Para isso, basta ligar para a central de atendimento da Previdência pelo número 135, escolher a opção 5 e aguardar pelo atendimento.

Número do PIS por telefone

Número do PIS por telefone

Para consultar, será necessário ter à mão seus documentos de identificação e de CPF.

Como saber o número do PIS pela Internet?

Atualização: O portal DATAPREV retirou do ar o módulo de consulta do número do PIS, por motivos de segurança, para proteger as informações do contribuinte. Dessa forma, atualmente só é possível mais consultar o número do PIS pelo telefone da Previdência (135) ou pelo atendimento da Caixa (0800 726 0207), além da consulta em agências da Caixa ou em postos de atendimento da Previdência Social. Consulte abaixo outros métodos de saber o número do PIS.

A forma mais simples é de encontrar esse número pela internet você entrar no seguinte link (dataprev.gov.br). Assim que entrar no site, clique no canto esquerdo superior de sua tela em “Inscrição” e depois em “Filiado”. Aparecerá um formulário, o qual você deverá preencher completamente.

Quando clicar em “Confirmar”, o sistema irá gerar um novo número do PIS ou, se você já estiver cadastrado, será informado o número em que você está inscrito, ou seja, você vai recuperar o numero que precisa.

Se tiver dificuldade de acesso, o que se deve fazer?

Se acontecer algum problema ou até uma instabilidade que possa ocorrer no sistema do site você pode recorrer à outra opção que lhe dará as informações necessárias – é o telefone da Previdência Social através do numero 135.

Qual é a importância do número do PIS?

É importante que você tenha o seu número do PIS, pois é através deste que se tem o direito de receber o abono salarial 2022 uma vez por ano no valor do salário mínimo vigente. Além do mais, o número pode ser pedido na hora em que fizer algum cadastro ou precisar fornecer algum dado para algum programa ou benefício concedido pelo Governo.

Deste modo, se você é um trabalhador do setor privado e que recebe até dois salários mínimos por mês, entre outros requisitos, não deve deixar o seu número do PIS de lado. Várias reportagens apontam que milhares de trabalhadores que tem direito ao benefício por motivos, inclusive de esquecimento do número do PIS 2022 deixam de receber o benefício e vale lembrar que o mesmo não é cumulativo, ou seja, se não sacar dentro do prazo, o mesmo volta a sua origem que é o Fundo de Amparo ao Trabalhador e você perde o abono daquele ano.

Por fim, não deixe essa boa oportunidade passar. Utilize as dicas simples e fáceis apresentadas neste artigo, recupere seu número e o guarde em local seguro para poder consultar facilmente sempre que precisar. Se tiver alguma dúvida é só deixar sua mensagem nos comentários abaixo. Um forte abraço!

5/5 - (1 vote)